O SILÊNCIO DAS ASAS...

O SILÊNCIO DAS ASAS...
Este é um canal aberto pelo qual atrevo-me a deixar os sentidos em incubação até que eles transcendam e se transformem numa febre ardente,louca, amável e pensante,para que os olhos trafeguem livres por entre as imagens mudas sobre o grito das palavras soltas. Porém cada fragmento aqui lapidado tem cheiro de terra,jeito de arte, gosto de vida e sabor de pólem. São como as folhas esquecidas que choram no outono,é como um beijo liberto no vazio para que possa ser levado suavemente no assanhar colorido das asas inquietas das borboletas...(lucas)

O Silêncio das Asas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tragetória e história do Blues...

a História do Blues


O blues nasceu com A Voz dos Escravos dos Campos de Algodão do sul dos ESTADOS UNIDOS. ELES cantavam Durante OS Trabalhos NAS Plantações de para aliviar a Dureza do Trabalho. Enquanto OS negros soltavam SUAS Emoções, Os brancos Viam o Lado Prático da Coisa. Fazendeiros do Pará de sistema operacional, como canções de trabalho (Canções de Trabalho) ajudavam a imprimir hum ritmo AO Trabalho no Campo e deixavam OS Escravos Mais alegres. Uma Partir da Década de 1860, spirituals OS - Canções entoadas Religiosas Pelos negros Africanos from SUA chegada à América - sofreram UMA Mutação fundamental. De Além de apelar par Deus, Os Escravos começaram a Curar SUAS Dores de amor atraves da Música. Ó Azuis E, also, o lamento fazer Andarilho estradas DAS, o MESMO Que Chegou ATÉ como Cidades, adotou o microfone ea guitarra Elétrica. CRIADO não Século XIX, elemento Tomou SUA forma definitiva somente a Partir de 1900. Como Primeiras Gravações Datam dos Anos 10. Mas o blues esperaria hum Pouco Mais de para Florescer Graças AO talento de Big Bill Broonzy, Bessie Smith, Muddy Waters, Otis Spann, Bo Diddley, BB King, Lowell Fulson, John Lee Hooker, Howlin Wolf, Sonny Boy Williamson, Memphis Slim e camarada Guy. Uma transgressão Localidade: Não estava somente na conotação amorosa e sexual das letras fazer blues. No Formato musical, o Estilo also marcou UMA ruptura.Fugindo da Complexidade fazer jazz e da rigidez dos eruditos, o Blues nasceu Como UMA Música crua. Com base de UMA harmônica simplória Quase, o Estilo disseminou-se rápidamente Pelo sul dos ESTADOS UNIDOS. Tocar e cantar o blues era, teoricamente, simples. Mas o Opaco transformava hum mero curioso num verdadeiro bluesman era o Sentimento Que elementos colocava Interpretação los SUA. Nenhum finais do Século XIX, uma táxons Alta de natalidade provocada Pela Emancipação dos Escravos proporcionou To Us Link TIPOS de Trabalho EAo negros. Muitos deixaram o campo e partiram para à periferia das Grandes Cidades do sul, Como Chicago, Memphis ea Região do Delta do Rio Mississipi, nos ESTADOS de Arkansas, Tennessee, Alabama, Luisiana e Mississipi, parágrafo trabalhar NAS Primeiras Metalúrgicas e Refinarias do País UO los canteiros de Obras. Mas a Maior PARTE FOI Deles Parar nsa Entrepostos de Algodão e Tecidos. ESSE Movimento los Direção como Cidades do sul atingiu Seu pico Entre uma Virada do Século XX EO da Primeira Guerra Mundial final, (1914-1918). Uma Formação de guetos FOI Inevitável. Neles, Os negros sofriam e also divertiam-se. À Procura POR prostíbulos Prazer EM, bares e casas de Jogo tinha hum Ponto los Comum: a Música. Neste Ambiente, explodiu a Revolução fazer de blues urbano. QUANDO conseguiam descolar Instrumentos Musicais, Os negros tocavam o 'banjor', um ancestral do banjo de Origem africana, EO 'violino', especie de violino trazido parágrafo OS ESTADOS UNIDOS Pelos irlandeses. O violão apareceria logotipo DEPOIS, Graças à Influência Espanhola Vinda fazer México. Os Primeiros bluesmen Profissionais formam UMA categoria à parte. Incapacitados manual de Trabalho n o, CEGOS e Deficientes encontravam na Música Seu Meio de Vida. Blind Lemon Jefferson, Blind Willie McTell e OUTROS Tantos Blinds (CEGOS) começaram ASSIM. Tambem nascia uma Tradição do músico itinerante de Vida na estrada. O Primeiro azuis uma discoteca FOI Virar Gravado los Nova Iorque Pela cantora Mamie Smith, EM 1920. "Crazy Blues" superou Todas como Expectativas, Vendendo 75 mil Cópias POR Semana. Com o Sucesso, Mamie Voltou AO Estúdio Três Vezes los Três Semanas e Virou Febre. A Partir de 1921, Todas como Grandes gravadoras americanas passaram a ter SUAS "série de corrida" (série da Raça), subdivisões Opaco lançavam discos de Músicos negros par o CONSUMO da População dos guetos Urbanos do sul. A Primeira onda de Sucesso de Vendas de discos FOI POR capitaneada Cantoras Como Bessie Smith, Geertrude Ma Rainey e Alberta Hunter. Ate a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o Mais Importante celeiro fazer era um blues Região do Delta do Mississipi. Ali surgiram bluesmen fundametais Como Charlie Patton, Tommy Johnson, Son House, Skip James, Big Joe Williams EO lendário Robert Johnson. alguns historiadores Pará, o Opaco Fazia o blues do Delta era Ser Único uma africana Influência forte, com hum ritmo sincopado, MARCADO Pelos pes, o USO que falsete nn vocais, repetições de hum MESMO acorde EO USO de hum Truque Opaco viraria UMA Marca Registrada fazer Gênero: o slide. Deslizando o Gargalo de Garrafa UMA OU UM Pedaço de osso - MAIS Tarde, Tubos de metais tambem seriam Usados ​​-. Sobre como fazer Cordas violão, o músico conseguia hum Efeito inédito nenhum Instrumento Com o Início da Segunda Guerra Mundial, o panorama começou social de um ESTADOS se mudar nsa do Sul. Graças à Entrada de negros n º s Quadros Militares, estabilizador UMA Promessa de Integração racial. Ilusão Pura. Encontrando o MESMO Cenário na Volta parágrafo Casa, Os negros passaram a se ISOLAR CADA Vez Mais los bairros próprios e Nasce UMA Consciência racial Opaco desembocaria nn Movimentos Pelos DIREITOS Civis dos Anos 60. No Mundo da Música, ó esquecido azuis regionais parágrafo cede Espaço hum som nitidamente urbano, MARCADO Pela Presença de Um Novo INGREDIENTE:. uma guitarra Elétrica Novas gravadoras Abrem SUAS Portas e OUTROS bluesman Passam a Dominar uma cena. Em Memphis, ágora uma capital da Região do Delta do Mississipi, garotos Como BB King, Elmore James, Sonny Boy Williamson e Howlin 'Wolf Dão SEUS Primeiros Passos. Em Chicago, surgir outra lev de gênios. Lá nasceu uma Parceria de Muddy Waters por e Willie Dixon, Opaco rendeu frutos Como OS Clássicos "Hoochie Coochie Man", "Mannish Boy" e "Rollin 'e Tumblin'". A Cidade Aina Viu surgir Little Walter, Otis Rush, Magic Sam e Buddy Guy. Enquanto ISSO, o Solitário John Lee Hooker Levanta SUA Voz los Detroit. CADA UM SUA à Maneira, Todos deixaram SUA Marca na História do Blues Mas OS ESTADOS UNIDOS estavam mudando. Nos Anos 50, o rock'n'roll explode, Uma célebre frase resume Bem ESSA situacao: 'O Blues Teve hum Bebê e elemento ganhou o nomo de rock'n'roll. " A Partir Desta fase, o Estilo CRIADO Pelos Escravos fazer sul dos ESTADOS UNIDOS começou a servi hum Obrigatório INGREDIENTE na Receita de inúmeros Cantores e bandas de Rock. De Elvys Presley uma Janis Joplin. De Roling Stones, Led Zeppellin a Deep Purple, The Doors Passando POR, Creedence Clearwater Revival um e The Who, Todo Mundo sofreu golos alguma Influência do azuis, culminando com Jimi Hendrix e Eric Clapton, dos estes los DIVERSAS Formações de banda UO los Carreira solo. Apesar de ter Sido hum dos Últimos um aparecer, Robert Johnson was o Maior criador não de blues do Delta. E SUA Vida tornou-se uma lenda Mais Famosa da História do Blues (hum Exemplo E o filme "A Encruzilhada"). Johnson nasceu los Hazlehurst, Mississipi, Fruto de UMA Relação extra-conjugal Mãe de SUA, abandonada logotipo DEPOIS POR Seu pai, um Trabalhador rural. Ele. seguiu o MESMO Caminho do pai e casou-se when tinha 16 OU 17 Anos. DEPOIS da morte de SUA Mulher, enquanto tentava dar à luz, o SUA Vida Mudou Completamente. Johnson se entregou AO azuis, Primeiro Tocando gaita e violão DEPOIS. Logotipo de Ele começou um Viajar Pela Região do Delta, apresentando-se los TODO Tipo de Lugar. QUANDO SUA fama começou a Crescer, o bluesman sumiu POR SEIS Meses. A Há QUEM DIGA Opaco elemento viajou Pelo País Em Busca de Seu pai. Mas a lenda Conta Opaco, Nesta Época, Johnson estava fechando Seu according to o Diabo. Simples O negocio era: em Troca de SUA alma, Johnson tornaria-se o Maior bluesman da área. O PROPRIO músico alimentava a lenda, compondo Canções Como "Crossroads" - EM Opaco narra Seu "Encontro" COM o n'uma demonstração escruzilhada - e "Devil Blues". de Fato, elemento gravaria SUAS Canciones logotipo DEPOIS e viveria hum breve PERÍODO de Sucesso. Mas Johnson Morreu com apenas 24 Anos, EM 1938. Como testemunhas de SUA agonia colocaram AINDA Lenha na fogueira Mais. O bluesman térios Caído de joelhos, latido e uivado Como hum Cão Antes de Morrer, Sem nenhuma Causa aparente. JA OS historiadores acreditam that was Johnson envenenado POR UM Marido traído. SEJA Como pois, o mito eternizou-se. DESDE entao, Robert Johnson Passou um Ser venerado POR Todas como Gerações de musicos de Blues. SEUS discotecas São itens obrigatórios em Qualquer Coleção fazer Estilo e SUAS Canciones FORAM regravadas incontáveis ​​Vezes.



































































o Princípio de Tudo: o azuis

A Formação do rock'n'roll, Remete à Própria Origem da Música Dentro dos ESTADOS UNIDOS, e aumento de Como Resultado de UMA Série de Desenvolvimentos Musicais Opaco Datam fazer PERÍODO de Colonização dEste País. QUANDO OS Escravos FORAM levados parágrafo OS ESTADOS UNIDOS não Início do Século XIX, a Música africana sofreu golos UMA Transformação. FOI se moldando AO ritmo opressor e Doloroso da Vida NAS Plantações de Algodão. Os Escravos entoavam cantos de Fé religiosa, parágrafo embalarem o ritmo de Trabalho. Essas Canções tinham UMA forte Origem estilística los SUAS Raízes AFRICANAS. Como letras refletiam OS Sonhos POR UMA Vida Livre e Sutis protestos contra SUAS CONDIÇÔES de Vida. apos o Término da Guerra Civil, libertos OS Recém Escravos negros, Que estavam habituados a trabalhar los Equipe ea cantar los coro, si tornam camponeses assalariados los Pequenas fazendas isoladas. E POR ESTA Época Opaco costuma Fixar-se o surgimento de hum novo ritmo, o Blues (em Inglês, "azul", Remete Opaco à tristeza, melancolia), Opaco los SUA Essência, era hum Meio estritamente Pessoal (ao Contrário das Canções de Trabalho) de descrever SEUS Sentimentos, angustias e tristezas. Os Textos tratavam de situations fazer cotidiano Desses Homens, Como desilusões Amorosas, saudades de casas, Solidão, Isolamento e Experiências los presídios. ASSIM Como Canções como espirituais, o Acompanhamento temperatura musical hum carater de 'Apelo e RESPOSTA' com o canto. era S azuis Uma Canção improvisada, com UMA base de Rítmica e melódica Bastante Simples, o Opaco permitia hum Nummer infindável de Variações. Nessas Canciones, existe Semper Acompanhamento instrumental, Primeiro com hum banjo, posteriormente com guitarra UO piano. Paralelamente AO azuis, NAS Igrejas evangélicas desenvolvia-se um also Música gospel negra, Que tinha muitas similaridades COM o azuis, obedecia como mesmas Escalas, e tinha o MESMO carater de improviso. Apesar Disso, ESSA Música caracterizava-se POR UM ritmo frenético e sensual, e AO Contrário da melancolia que azuis, apresentava Canções de Esperança e Redenção. Normalmente era acompanhada de piano POR UO Órgão.












Não Simples grito Modulado, o azuis desenvolveu-se parágrafo hum refinado Gênero popular, e muitos deusas Artistas passaram a ganhar a Vida Tocando em bares Noturnos Das ZONAS Rurais fazer delta, proximo ao Rio Mississipi. No Início do Século XX, Durante a industrialização dos ESTADOS UNIDOS, milhares de negros migraram do Pará como Fábricas e Cidades Industriais do norte nenhuma Norte do País. Nesta Época, a Influência do Blues los Nova Orleans, Adaptado parágrafo OS Instrumentos Metálicos de sopro, e UMA Cultura de Espetáculos de Menestréis, VAO desaguar no surgimento do jazz, Que se estruturou TODO los Cima dos Improvisos característicos fazer blues. Era JÁ O jazz hum Estilo Típico de Grandes Cidades Industriais, e TODO Seu Desenvolvimento posterior se dara empreendedorismo como Metrópoles americanas.


(Fonte: Revista Caderno Cultural)












Como Mulheres do Blues


O Blues E normalmente UMA Música machista, cantada POR HOMENS egoístas, sedentos POR Liberdade, Mulheres bonitas e Bebida, Certo? Errado. O Porque POR Trás Dessa Imagem forte, cínica e livre, ESTA O Homem Comum Opaco Procura Ser dono de si, mas ve-se encantado POR UMA Mulher. Senão, criadas Como seriam como Canções Que Falam sobre A Mulher Localidade: Não conquistada, perdida POR Brigas e Diferenças UO levada POR 'Outro Cara Diferente? Os Homens tambem cantavam sobre O Trabalho Duro do Campo e da conseqüente Falta de Dinheiro e Sorte, das ALEM catástrofes Naturais e SEUs Demonios interiores, de sempre descritos na forma do Diabo UO fantasmas Que habitavam SUA Frágil Mente.



Todos sos temas abordados pelas FORAM Mulheres Que seguiram o Caminho do Tao Bem azuis Quanto Homens OS. Fica Evidente Opaco devido a Origem deusas Artistas OS Problemas Localidade: Não diferenciavam Homens de Mulheres, enguias Simplesmente existiam e afetavam Ambos. Mulheres Como souberam expressar MUITO BEM SEUS medos, decepções e restrições impostas AO sexo feminino. Elas pegaram also Pesado AO cantar sobre a Raiva, Vingança, Bebida, sexo, dor, Doenças, morte, Traição, etc No entanto AO abordar temas com conotações sexuais e humilhações AO sexo oposto, fizeram de forma Maravilhosa o OSU fazer duplo SENTIDO, Homens superando ATÉ OS, levando los Conta Que temas Desse Tipo apresentavam-se Mais agressivos e irônicos Sendo narrados Pela Voz feminina.



Em Relação AO Desespero da Perda fazer Seu de amor, A Mulher Torna AINDA Mais Dramática uma situacao narrando com Perfeição situations Como uma cama Vazia, a Violência um that was submetida UO o ​​Simples Abandono SEM Prévio aviso. Mulheres Algumas não azuis Localidade: Não Só ajudaram a Construir uma História do Gênero Como also mudaram OS Rumos da Indústria Fonográfica Opaco AINDA engatinhava e Localidade: Não apostava Tanto los Música para como Camadas Mais Humildes da Sociedade. Como gravadoras ganharam hum bom Dinheiro com sistema operacional de "race records" (discotecas direcionados para à População negra) e com ISSO, iniciaram algoritmo Muito Comum No Mundo da Música: como turnês de Divulgação do disco novo.




Antes fazer azuis Primeiro Ser Gravado, 'Crazy Blues 'na Voz de Mamie Smith, EM 1920, como conhecidas Artistas JÁ ERAM los algumas Cidades POR fazerem Parte dos' Minstrels Shows '(Apresentações de Música, Dança e Teatro Opaco circulavam pelas Cidades e improvisavam O Espaço Como hum circo) from a infância UO Adolescência, cantavam Onde, dançavam e interpretavam ATÉ Personagens tipicos da Cultura Negra. diminuíam Com uma gravação de SO 'Crazy Blues' 'Minstrels Shows' Em Troca de Apresentações parágrafo Divulgação do disco comercializado, rendendo ATÉ Mais Dinheiro e Popularidade parágrafo como Cantoras.


Mamie Smith  (1883-1946) Opaco realizou uma gravação fazer Primeiro Classico, Chegou a ganhar dois mil Dólares los UMA Apresentação (valor Muito alto para à epoca), mas Morreu pobre e FOI enterrada Como indigente. Vinte Anos DEPOIS Fãs e Músicos arrecadaram Dinheiro par colocar UMA Lápide nenhum túmulo Seu.
Clara Smith  mostra (1894-1935) era ousada nos, Fazendo provocações EAo Homens e Mulheres presentes, gravou Mais de 100 Músicas e infelizmente nao tem ATÉ Hoje o reconhecimento merecido . Outra figurativa Importante Desse PERÍODO FOI 

Ida Cox  (1886-1967). Cox AO Contrário de Todas SUAS Contemporâneas Teve UMA Carreira Mais duradoura apesar da Crise de 1929 that devastou financeiramente OS EUA, chegando Ate a se apresentar los 1939 não Famoso espetáculo "Spirituals To Swing". Deu UMA pausa na Carreira los meados da Década de 1940, retomando de forma modesta a SUA Carreira Nos Anos 50, vindo a falecer na Década seguinte.
"Ma" Rainey  (1886-1939) FOI outra cantora Que da SE iniciou nsa 'Minstrels Shows' discotecas e se tornou UMA grande Artista Nós do selo Paramount. Soube Administrar O Dinheiro Que da ganhou Comprando Dois Teatros, Que um sustentava nn periodos los Opaco Localidade: Não gravava UO se apresentava.
Victoria Spivey  (1906-1976), also gravou muitos Clássicos e FOI UMA grande Aposta das gravadoras. Com a Crise de 1929, Spivey Voltou-se um parágrafo Carreira cinematográfica. Abandonou o cinema de para se dedicar a Religião e com o 'ressurgimento' não azuis n º s Anos 60, Voltou AOS palcos e lançou Seu proprio selo, gravou Onde Artistas Opaco estavam Esquecidos. Uma dessas era Artistas 

Sippie Wallace  (1898-1986), Uma texana de extrema importancia nenhuma Cenário fazer azuis, Que havia Gravado com o rei Oliver, Louis Armstrong e OUTROS Músicos famosos e registrou SUA obra de Varias Formas: não Típico de blues com Piano, OU COM UMA Pequena banda, bandas de jazz e faixas de jarro MESMO. Nos Anos 60 realizou ótimas Gravações ao Lado fazer lendário pianista de Chicago, Otis Spann. Em 1983, a EAo 85 Anos, gravou hum novo álbum E ganhou hum Grammy, vindo a falecer Três Anos Mais Tarde.
Memphis Minnie  (1897-1973) nascida na Louisiana e Opaco Durante SUA Carreira Nunca deixou de Lado o Espírito do Blues fazer MESMO campo Tocando em Grandes Cidades.
Big Mama Thornton  (1926-1984) começou Como a maioria: cantando na Igreja Batista. Mas Seu Estilo grosseiro acabou arrastando-a de para o blues elétrico de Chicago, Onde "adotada" FOI POR Muddy Waters chegando inclusive a gravar com o SUA banda los 1966 hum disco excelente. Participou de dezenas de festivais ao Lado DOS Grandes nomos fazer Gênero, principalmente nsa Anos 60.
Koko Taylor  (1935) FOI POR Descoberta Willie Dixon e AINDA Hoje grava e se apresenta com Frequência. Seu Estilo E azuis urbano Que Passa Pelo soul e r & b, Semper Elétrica com UMA banda AO extremo.
Rory bloco  (1949) E UMA artista Que se dedica Muito AO azuis e país de Raiz. Gravou Canciones de Robert Johnson, Willie Brown, Son House e Charley Patton empre OUTROS. Seu Trabalho e hum Pouco comparável com o Realizado POR John Hammond.
Bonnie Raitt  (1949) TALVEZ tenha Sido um artista de blues e country branca Mais Famosa dos Últimos Anos. Ao Longo da Carreira gravou com Grandes Artistas fazer azuis Como Sippie Wallace e John Lee Hokker. ESTA na Ativa, Gravando e excursionando.
Alberta Hunter  (1895-1984) manteve SUA Carreira Ativa Ate a morte de SUA MAE Onde abandonou OS palcos parágrafo Seguir Carreira de Enfermeira. Quase Vinte Anos DEPOIS, EM 1977, Alberta resolver brindar Novamente o Mundo com Seu talento. Gravou discos e realizou Excelentes Apresentações lendárias com Quase 90 Anos de idade. Ela also TEM Papel Importante na História Das Mulheres fazem azuis POR Ser um Compositora de 'Downhearted Blues' Opaco Localidade: Não causou grande Impacto ATÉ serviços Gravado POR 

Bessie Smith  los 1923. . O disco vendeu Muito e colocou Bessie nenhum Mais alto pedestal Opaco UMA cantora de blues poderia atingir de Todos adjetivos utilizados parágrafo Definir, comercialmente UO Localidade: Não como Cantoras de azuis hum NAO PODEMOS discutir: a imperatriz fazer blues. E Elizabeth Smith, UO Bessie Smith Opaco vendeu Milhões de discos e fez Memoráveis ​​Apresentações Merece ESSE Título e Muito Mais. Bessie FOI um artista da Indústria Fonográfica Mais Bem Paga Durante a Década de 1920, chegando a vender Sozinha Pela Columbia o Opaco Três Artistas de OUTRAS companhias vendiam juntas. Realmente FOI UM Fenômeno. FOI um Maior estrela, los de Todos os Sentidos, Que o azuis JÁ Teve. Influência marcante NAS Cantoras de SUA Época e also de Billie Holiday, LaVern Baker, Etta James e Mais Tarde Janis Joplin.
" QUEM nao tem alma possui Um Olhar infinito ".
Creio Que anjos São exatamente ASSIM ... 





Nenhum comentário:

Postar um comentário