O SILÊNCIO DAS ASAS...

O SILÊNCIO DAS ASAS...
Este é um canal aberto pelo qual atrevo-me a deixar os sentidos em incubação até que eles transcendam e se transformem numa febre ardente,louca, amável e pensante,para que os olhos trafeguem livres por entre as imagens mudas sobre o grito das palavras soltas. Porém cada fragmento aqui lapidado tem cheiro de terra,jeito de arte, gosto de vida e sabor de pólem. São como as folhas esquecidas que choram no outono,é como um beijo liberto no vazio para que possa ser levado suavemente no assanhar colorido das asas inquietas das borboletas...(lucas)

O Silêncio das Asas

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Quando te negas a olhar-te a vida te coloca espelhos...

Afinidade
Não é o mais brilhante,
mas é o mais sútil,
delicado e penetrante dos sentimentos.

Não importa o tempo, a ausência,
os adiantamentos, a distância, as impossibilidades.
Quando há AFINIDADE,
qualquer reencontro retoma a relação,
o diálogo, a conversa,
o afeto, no exato ponto

de onde foi interrompido.
AFINIDADE é não haver
tempo mediante a vida.
É a vitória do adivinhado sobre o real,
do subjetivo sobre o objetivo,
do permanente sobre o passageiro,
do básico sobre o superficial.
Ter AFINIDADE é muito raro,
mas quando ela existe,
não precisa de códigos
verbais para se manifestar.
Ela existia antes do conhecimento,
irradia durante e permanece depois que as
pessoas deixam de estar juntas.
AFINIDADE é ficar longe,
pensando parecido a
respeito dos mesmos fatos que
impressionam, comovem, sensibilizam.
AFINIDADE é receber o que vem
de dentro com uma aceitação
anterior ao entendimento.
AFINIDADE é sentir com...
Nem sentir contra, sem sentir para...
Sentir com e não ter necessidade de
explicação do que está sentindo.
É olhar e perceber.
AFINIDADE é um sentimento singular,
discreto e independente.
Pode existir a quilômetros de distância,
mas é adivinhado na maneira de falar,
de escrever,

de andar,
de respirar.....
AFINIDADE é retomar a relação
no tempo em que parou.
Porque ele (tempo) e
ela (separação) nunca existiram.
Foi apenas a oportunidade dada (tirada)
pelo tempo para que a maturação
pudesse ocorrer e que cada
pessoa pudesse ser cada vez mais.
(Artur da Távola)

O pensamento é um dialogo da alma consigo mesma... A palavra é dialogo da alma com os demais...

É em nós mesmos que podemos encontrar o que pedimos aos outros para nos dar...

" O que importa é libertar-se a si próprio, descobrir as suas próprias dimensões, recusar os obstáculos."
Virginia Woolf

Às vezes, Deus faz sair pessoas da tua vida para te proteger...



Quando pensamos ter todas as respostas, mudam as perguntas...

Observe os detalhes ... aproveite as pessoas ... Não esconda o que sente ... E não espere o amanhã, porque ele pode não chegar.

A amizade pra valer permite essa soma do que somos com o que constitui a outra pessoa. A gente cresce, fica maior e melhor do ponto de vista existencial, o outro amplia nossas possibilidades, nos enriquece e nos humaniza.    Cris Guerra

Você nunca vai conseguir convencer uma pessoa a te amar. Essa é uma das poucas verdades da vida. Ninguém nunca vai te dar amor só porque você quer ou pensa que merece.
O amor verdadeiro apenas acontece, não adianta querer forçar.

"Você se diminui, porque em algum momento te fizeram acreditar ser esse o seu lugar.
Mas você nunca trataria um amigo da mesma forma como te trataram.
Porque mesmo com todos os outros traumas, o seu lado mais honesto sabe que ninguém merece sentir o mesmo. É sobre isso que se trata o amor próprio. E quando você se tornar a sua melhor amiga, usará a mesma voz que semeia o amor nos outros para regar a si mesma.
E eu torço para que a encontre logo".
Daniel Duarte

Você nasceu para ser flor. Renasce e floresce onde preciso for.

Sobretudo as mãos lânguidas, impermanentes, das águas
refinando o sal na mancha esvaziada do corpo.
magnólia expulsa em parto:
tudo agora está dentro e cai, seiva e ramagens, 
pela vulva vegetal.o silêncio se debate, ossos e músculos 
perdem seu peso e se encharcam de ar...
o êxtase corre pelas mãos e das artérias, se desprendem rosas.
uma atmosfera de inocência e de carne se rompe
em luz esgotada. Tudo na vida desperta no agora...


O amor que passou é lembrança; 
o amor que virá, fantasia. 
Somente aqui e agora podes amar verdadeiramente.
Buda

Eram mulheres antigas
que iam de encontro ao peito desnudo do vento.
viviam mais do que seus filhos
e os filhos de seus filhos e os filhos dos que continuam...
E quando a memória se perdia dos homens,
elas nomeavam a ceia, o ocaso, a matilha.
seus passos atravessavam o abcesso do mundo
e suas mãos nasciam ao ar.
águas se exilavam em seus cabelos.
os longos fios se derramavam
em caminhos para todas as casas
acolhidas em seus corpos.

Amar ou ter amado, isso é suficiente. 
Victor Hugo

Deus não é encontrado só nos finais felizes. Deus se encontra na incrível capacidade de recuperação do ser humano, na capacidade de amar, mesmo reconhecendo que o amor nos torna, também, mais vulneráveis...

Essa é a receita da vida
minha mãe disse
me abraçando enquanto eu chorava
pense nas flores que você planta
a cada ano no jardim
elas nos ensinam
que as pessoas
também murcham
caem
criam raiz
crescem
para florescer no final
Rupi Kaur em "O que o sol faz com as flores"

Ninguém pode curar sua alma, pare, espere quieto e calmo
um vento de cores, que valha a pena para manter o voo
do pássaro interior, e assim então encontrar sua própria
Medicina...

Seja rico daquilo que o dinheiro não compra...

A verdadeira amizade sabe ser lúcida quando é preciso, e cega quando deve...

Um dia, através das minhas orações, uma quantidade avassaladora de paz começou a fluir em mim... Eu de repente percebi que o que eu estava sentindo foi o amor da terra, o amor da criação. Todos os dias nós, como espécie, fazemos tanto para destruir a capacidade da criação para nos dar a vida. Mas essa criação continua a fazer tudo no seu poder para nos dar o milagre da vida de qualquer forma. E isso é amor verdadeiro...

Eu pergunte para a anciã benzedeira:
O que é a magia? Ela sorriu e me disse:
A batida do teu coração...

A oração reúne dois amantes: Deus e a Alma, em um lugar maravilhoso onde falam muito de amor.

Ela queria ser plantada a ermo com um chumaço de nuvem nas sobrancelhas e ninhos no buraco do peito.
Dizia que seu ventre dava para muitas coisas menos para filhos.
ninguém acreditava que era pelo ventre que cuidava dos filhos dos outros,de seus retratos imersos na água, de suas vozes no ranger dos metais, de seus passos descalços da carne.
a começar pela casa vigiada por cães que atravessavam as paredes e entravam no sonho de todos, o mistério se sentava à cabeceira da mesa e tinha uma rosa que nunca envelhecia na lapela. Ela nascera quando as árvores ficaram seres vivos estranhos, de frutos e flores secos, respiravam pouco e tinham pouca estatura. enquanto o homem achava cada vez mais sombrio a vida envelhecer, ela falava das esquecidas sequoias: "120 metros em pé por mais de mil anos!".
ao entardecer, lançava migalhas às beiras da escuridão
e aguardava os pássaros se conservarem acesos...

Verde água, lava e enxágua a mágoa... me faz leve
pássaro e origami na tua pele nua
até Alá do outro lado da rua dá uma trégua...
dentro do verde água o amor flutua
apaga lampiões acende a lua
verde água é a cor
da doçura tua...

Não se preocupe se seu tempo de crescimento tem sido mais lento.Todas as coisas boas da vida, iniciam-se pequenas.
O imponente carvalho, começa de uma bolota.
É de uma sementinha que se brotam as flores e árvores mais maravilhosas. Não julgue seu tempo, seja grato por crescer.
Por menor que seja, vibre suas conquistas.
Tudo tem seu tempo.

Sim tenho todas as falhas deste mundo eu sei... estou sempre em reconstrução, mas quem olha dentro dos meus olhos, pode encontrar o meu coração...
Lucas Lima

Comece de novo, meu amigo(a). Seja corajoso(a) o suficiente para encontrar a vida que você quer e corajoso(a) o suficiente para persegui-la. Então comece a amar a si mesmo do jeito que você sempre deveria, porque antes de tocar um coração alheio, é preciso que agente pertença primeiro ao próprio coração...

E onde acabam os beijos, começa o Universo...
É a porta de entrada para a magia.
É o acesso ao mundo mágico do teu ser,
com novas formas de sentir com ar, fogo, água e terra
Com mais amor e menos desculpas, com mais asas e menos apego. O amor não é aquele que mais dura mas sim aquele que nos permite voar...

Se zelas por cada momento, zelarás por todo o tempo.
Buda

Uma coisa é certa meu amigo(a)! Quando duas almas estão destinadas a se encontrar, não há nada na Terra que possa impedir que elas se encontrem.

Se ela é incrível, ela não será fácil. Se ela é fácil, ela não será incrível. Se ela vale a pena, você não desiste. Se você desistir, você não é digno...
Bob Marley

Solitude é a respiração entrando.
Amor é a respiração saindo.
Se você parar uma, morrerá.
Osho

Cuide dos seus pensamentos quando estiver sozinho e das suas palavras quando estiver com pessoas...

Terra, Divina Mãe, que gera todos os seres
e cria todas as coisas, cuja influência desperta,
acalenta e adormece a natureza. Mãe que fornece
a nutrição da vida e a protege com um abraço sustentador.
Mãe amorosa que recebe o corpo do homem 
quando o seu espírito se afasta,
chamada com razão a Grande Mãe,
fonte de poder de deuses e mortais, indispensável
para tudo o que nasce ou morre. Senhora,
Mãe , Deusa eu A reverencio e invoco Seu sagrado nome
para abençoar a minha vida, lhe agradeço pelas dádivas
e por me receber no fim da minha jornada!
Prece inglesa do século XII

Eu precisei percorrer muito caminho para entender que um dos maiores tesouros da vida humana, talvez o mais precioso, é a capacidade essencial de sentir amor e saber expressá-lo. E que boa parte das confusões, das discórdias, das invejas, das doenças, das armadilhas, surge da profunda dor que causa a temporária incapacidade de descobrir onde ele está.
Ana Jácomo

Quem encontrou a si mesmo nunca está órfão...

Três crianças vivem comigo. A primeira tem um entrançado de silêncio nos cabelos e um vestido que a deixa com frio. A segunda atrai libélulas e outros seres diminutos. Corre juntamente com as folhas quando a terra
é levantada pelo vento. A terceira eu nunca vejo bem, porque tem gosto pelo escuro. Elas falam entre si e sabem que descendem da morte e da vida. Existem porque os abismos se rondam e se cruzam. Vejo-as em tempo de chuva, quando se escondem por trás dos móveis e delas escapa luz. Elas brincam com as sombras. Ficam quietas quando ouvem gritos pela casa, o que me fez pensar que talvez entendessem o que eu dizia. Mas não falavam comigo porque não queriam. Depois descobri que não precisam. Meu modo de ser não as interessa. Minhas saídas ao trabalho, o jogo de cartas, os negócios resolvidos no terraço. Nesses momentos, elas dormem ou brincam na cristaleira. Mas quando eu passeio com os cães ou cuido das plantas, elas saltam e somem entre as laranjeiras, brincando com os sentidos e com a natureza. Deixam marcas pela casa, algumas garatujas e redesenhos de mapas. À medida que a presença delas fica mais frequente, começo a perceber que os móveis de minha casa são muito antigos e sem conservação.
Os panos cheiram a mofo. Os porta-retratos têm as fotos retiradas. Não há pratos, talheres ou copos sujos em nenhuma hora do dia. Começo a duvidar se meu mundo não é uma lembrança. Grito: vocês me vêem?
vocês me vêem? vocês me vêem? A terceira criança sai do escuro e me mostra as raízes minúsculas do sol.

Na natureza, a soberania pertence às forças silenciosas.
A lua não faz o menor ruído e, não obstante, arrasta milhões 

de toneladas de água do mar no vaivém obediente ao seu comando; não ouvimos o sol se levantar, nem as estrelas se ocultarem. Assim, a aurora da nova vida surge silenciosamente no homem, sem que nada a anuncie ao mundo."     Paul Brinton































A luzes que se firmam, que fluem e se transmutam
jamais podem ser apagadas...

Para cada “momento obscuro” que você libera, o Universo
o substitui com uma quantidade dez vezes
maior de abundância e alegria.

Só, um coração completamente puro pode abrigar a eternidade...

Não somos vítimas de nada ou de ninguém, exceto de nosso
próprio estado de consciência.

Se o passado de uma pessoa fosse o seu passado,
Se a dor dessa pessoa fosse a sua dor,
Se o nível de consciência dela fosse o seu,
Você pensaria e agiria exatamente como ela.
Ao compreender isso, fica mais fácil perdoar,
Sentir compaixão e alcançar a paz.
O ego não gosta de ouvir isso, porque sem poder reagir e julgar ele enfraquece.
Eckhart Tolle

"Cada pé sustenta mais que uma perna, meio corpo, meia vida. Um pé suporta o passado, outro dá apoio ao futuro."
Mia Couto
Quando eu amo, eu amo devagar, Para que isto não se acabe nunca...
O amor é uma semente que só germina no território da liberdade, o amor verdadeiro é assunto de almas, não de corpos...
Tenho trocado velocidade por direção. Tudo o que é realmente meu está em mim...

Enquanto a verdade não for livre,
a liberdade não será verdadeira..

A felicidade nunca chegará para você. Ela só pode vir de você.
Ditado Zen
A individuação não nos exclui do mundo, ela faz com que o mundo se torne parte de nós.
Carl G. Jung


Vive dentro de mim
uma cabocla velha
de mau-olhado,
acocorada ao pé
do borralho, 
olhando para o fogo.
Benze quebranto.
Bota feitiço...
Ogum. Orixá.
Macumba, terreiro.
Ogã, pai-de-santo...
Vive dentro de mim
a lavadeira
do Rio Vermelho.
Seu cheiro gostoso
d'água e sabão.
Rodilha de pano.
Trouxa de roupa,
pedra de anil.
Sua coroa verde
de São-caetano.
Vive dentro de mim
a mulher cozinheira.
Pimenta e cebola.
Quitute bem feito.
Panela de barro.
Taipa de lenha.
Cozinha antiga
toda pretinha.
Bem cacheada de picumã.
Pedra pontuda.
Cumbuco de coco.
Pisando alho-sal.
Vive dentro de mim
a mulher do povo.
Bem proletária.
Bem linguaruda,
desabusada,
sem preconceitos,
de casca-grossa,
de chinelinha,
e filharada.
Vive dentro de mim
a mulher roceira.
-Enxerto de terra,
Trabalhadeira.
Madrugadeira.
Analfabeta.
De pé no chão.
Bem parideira.
Bem criadeira.
Seus doze filhos,
Seus vinte netos.
Vive dentro de mim
a mulher da vida.
Minha irmãzinha...
tão desprezada,
tão murmurada...
Fingindo ser alegre
seu triste fado.
Todas as vidas
dentro de mim:
Na minha vida -
a vida mera
das obscuras!

Cora Coralina

Se você está à procura de uma alma gêmea,
você é uma alma.
Se você estiver procurando por um pedaço de pão,
você é um pão.
Se você entender este comentário espirituoso,
você pode entender que
você é o que você está procurando.
Rumi
Se fores a multidão, nunca irás mais longe do que a multidão.
Os que caminham sozinhos encontram-se onde ninguém pôs o pé ...

Eu sou como sou
E tu és como és,
Construamos um mundo
Onde eu possa ser sem deixar de ser eu,
Onde você possa ser sem deixar de ser você,
E onde nem eu nem tu
Obriguemos o outro a ser
Como eu ou como você...

O silêncio não é a ausência do ruído, mas a ausência de ego...
Buda

Comecei a ser livre quando descobri que a gaiola
era feita de pensamentos...

A arte de ser sábio é a arte de saber o que ignorar.

"Pode parecer absurdo, mas muita gente tem muito mais medo de viver uma história limpa, fluida e leve a ter uma história truncada, sombria, instável. Muita gente passa a vida tentando "consertar" alguém. E deixa de ser feliz tentando ser útil."
Marla de Queiroz

Tudo é pequeno
A fama
A lama
A cama de quem não ama
A borboleta quando era ainda taturana
O lince hipnotizando a iguana
O que é grande
É a arte
O sorriso e a lágrima
Desenhados num estandarte...
Sim...Há vida em marte.

Gratidão a estes antigos mestres, sacerdotes, estudiosos, feiticeiros, curandeiros, druidas, filósofos e alquimistas que dedicaram suas vidas, escrevendo na linha do tempo a mais antiga das artes... A magia do existir...

A pior deficiência é a moral, pois não há prótese para caráter amputado.

Apesar de Tudo
Apesar de tudo, continuamos amando,
e este "apesar de tudo" cobre o infinito.
Esta frase do filósofo Cioran expressa a extensão
dos nossos obstáculos amorosos.
Apesar de termos acreditado na eternidade
dos nossos sentimentos e depois descobrirmos
que nada mantém-se estável por muito tempo,
continuamos amando.
Apesar de termos sofrido noites inteiras
por amores que não se concretizaram
ou que foram vagos ou pueris,
continuamos amando.
Apesar de termos sido rejeitados,
apesar de o nosso amor não ter sido suficiente
para encantar o outro e fazê-lo permanecer
ao nosso lado,
continuamos amando...
Martha Medeiros

Em um Universo Vibratório, tudo é possível...
Hélio Couto























Não sei lidar com distância
acho que só consigo viver à queima-roupa...

Sua intuição está anos luzes do seu intelecto... Use-a! 

"Quando o mundo desaba a seus pés
não tem problema deixar que as pessoas
ajudem a recolher os pedaços
se estamos presentes para partilhar a plenitude
quando o momento é próspero
somos mais do que capazes
de compartilhar seu sofrimento"
Rupi Kaur em "O que o sol faz com as flores"

Não existe chance e nem tempo certo! Tudo que você tem é o agora e se dormir nem isso, então aproveite porque este passa rápido...

Mande aquela mensagem. Demonstre. Se importe.
Talvez por a vida ser frágil é que a gente tem que ser tão forte.

Quando eu lhe falo dos meus problemas, não estou reclamando, estou confiando em você...

Todo pressa que você tem na vida, apenas nega a felicidade do momento presente...
Ravi Shankar

 Se você não se curar do que te magoou, irá sangrar em pessoas que não te cortaram.

O caminho espiritual é uma solução temporária ...
O caminho também vai ser abandonado, assim como abandonar um barco quando você alcançar a outra margem.
Você vai desembarcar, quando você chegar.....
O caminho espiritual é uma solução temporária, um placebo para ser usado até o vazio ser compreendido."
Jamyang Khyentse Rinpoche

"Você está errado se acha que a alegria emana somente ou principalmente das relações humanas. Deus a distribuiu em toda a nossa volta. Está em tudo e em qualquer coisa que possamos experimentar. Só temos de ter a coragem de dar as costas para nosso estilo de vida habitual e nos comprometer com um modo de viver não convencional. O que quero dizer é que você não precisa de mim ou de qualquer outra pessoa em volta para pôr esse novo tipo de luz em sua vida. Ele está simplesmente esperando que você o pegue e tudo que tem a fazer é estender os braços. A única pessoa com quem você está lutando é você mesmo e sua teimosia em não entrar em novas situações"
Carta de Chris McCandless (que inspirou livro e filme "Na Natureza Selvagem" a um amigo).

O que você encontra em outro ser humano
É a projeção do seu próprio nível de consciência.
Ram Dass

Deixe sua mente em paz.
Isso é tudo.

As coisas acontecem quando você não as espera, as coisas acontecem quando você não as força, as coisas acontecem quando você não está ansiando por elas.
(Osho)






Nenhum comentário:

Postar um comentário